VISTO EB5. PRAZO DE ESPERA DO GREEN CARD


Segundo consta no Site da United States Citizenship and immigration Services-USCIS, o prazo médio atual de espera para o aplicante brasileiro do visto EB5 receber sua autorização para migrar para os Estados Unidos com sua família é de 28.5 a 49.5 meses, conforme informação pinçada no referido site:

Alguns de nossos clientes estão receosos em aplicar nesse visto sob o fundamento de que não estão dispostos a aguardar de 2.4 a 04 anos para iniciar esse processo migratório.  

De fato é um período relativamente demorado, se comparado ao prazo médio que a USCIS vinha levando até 06 meses atrás para processar essa autorização inicial que era de 14 a 20 meses.

Por outro lado, se comparado ao tempo de espera dos chineses o prazo se torna relativamente curto, uma vez que os nacionais desse país estão em uma fila de não menos 14 anos para receberem essa mesma autorização inicial.

Não obstante, gostaríamos de compartilhar com os leitores do nosso site www.programaeb5.com.br que estão sempre interessados em notícias atualizadas e relevantes acerca do visto EB5 do Governo Americano, o último quadro publicado também pela USCIS que demonstra uma queda drástica do número de aplicantes do visto EB5 através do primeiro formulário – I-526, senão vejamos:

Vejam que em 2017 o número de novos aplicantes foi de 12.165 estrangeiros, enquanto que em 2018 esse número caiu para 6.424.

A queda foi ainda mais acentuada se analisarmos o ano fiscal de 2019 que iniciou-se em outubro de 2018 e que teve tão somente 3.003 novos aplicantes desse visto EB5.

O grande motivo dessa redução drástica do número de novos aplicantes foi exatamente a saída dos chineses, vietnamitas e indianos desse tipo de aplicação.

Com a inclusão desses 03 países no que o mercado chama de retrogression, o prazo de espera para seus nacionais receberem essa mesma autorização ficou muito longo (14 anos), perdendo desta forma qualquer tipo de atratividade.

Em síntese, não tem como deixar de prevê que o tempo de espera para o aplicante brasileiro receber sua autorização inicial para migrar para os Estados Unidos que atualmente é de 28.5 a 48.5 meses terá uma redução expressiva em decorrência da queda drástica do número de aplicantes nos últimos 02 anos.

Junte-se ainda ao fato de que em 21 de novembro próximo o valor do investimento que atualmente é de U$ 500,000 subirá para U$ 900,000, e certamente afetará alguns investidores que estavam planejando essa migração dentro do valor atual mas que por algum motivo não conseguiu concretizar essa mudança de vida.

Fica desta forma nossas considerações acerca desse ponto que é de extrema importância e relevância para investidores brasileiros que estão programando esse processo migratório para os EUA com suas respectivas famílias, de que esse prazo atualmente divulgado pela USCIS para análise e aprovação do primeiro formulário I-526, certamente sofrerá em breve uma redução bem expressiva.

Visite nosso site que lida com diversos tipos de vistos americanos e remoção de barreiras em www.vistosamericanos.com.br