Visto EB5 para brasileiros em 2018 superou as expectativas


Visto EB5 para brasileiros em 2018

Visto EB5 para brasileiros em 2018 superou as expectativas.

O Departamento do Estado americano acabou de publicar os dados relativos ao número de vistos EB5 emitidos no ano de 2018. O Brasil teve um crescimento de 282 em 2017 para 388 em 2018, ou seja, um aumento de nada menos do que 38% do número de brasileiros que decidiram migrar para os Estados Unidos através do Programa do visto EB5 do governo americano.

A grande curiosidade do ano de 2018 foi a redução do número de aplicantes da China e o aumento do número de aplicação por parte de outros países como o Vietnã, Índia, Coreia do Sul, Taiwan e Brasil conforme mostra os gráficos abaixo:

Quadro analítico visto EB5

A redução do número de aplicação do visto EB5 por parte dos chineses desde 2014  revela uma mudança de orientação por parte daquele país no que se refere a estratégia migratória de seus nacionais com um crescimento da demanda do número de vistos para outros países como o Brasil.

A estratégia dos chineses é um ponto a ser observado e vigiado por parte de todos os países do mundo.

Para quem não sabe, os chineses há mais de 30 anos vem adotando uma postura de encaminhar seus filhos para estudarem em escolas e universidades americanas para quando se formarem e se especializarem nas melhores universidades americanas (da 20 melhores universidades do mundo 16 delas estão nos EUA) retornarem e contribuírem com seus conhecimentos para o desenvolvimento do país e desenvolvimentos dos negócios da família.

Sem dúvidas esse é um dos motivos do porque a China ser atualmente a segunda maior potência do mundo.

A seguir o quadro mais recente publicado pela USCIS acerca do número de estrangeiros por país que aplicaram para o visto EB5 em 2018, inclusive os brasileiros que investiram através de investimentos diretos e indiretos.

Visto EB5. Quadro estatístico da USCIS

Em síntese, foram 31 brasileiros que aplicaram através do visto EB5 mediante o investimento direto e 357 para investimento indireto, o que resulta um total de 388 investidores brasileiros que aplicaram no programa EB5 no ano de 2018.

Faça um download do nosso guia “Como obter o visto de residência permanente-Green Card através do programa de investimento EB5 nos Estados Unidos” no site da AMCHAM em
https://www.amcham.com.br/howtous/publicacoes-howtous/informacoes-setoriais/legislacao/como-obter-o-visto-de-residencia-green-card-atraves-do-programa-de-investimento-eb-5-nos-eua