Visto EB5 e a Covid 19. Uma nova perspectiva do futuro


Visto EB5 e a Covid 19

Visto EB5 e a Covid 19. Uma nova perspectiva do futuro

Visto EB5 e a Covid 19. O visto EB5 não poderia ter ficado de fora dos efeitos danosos causados por conta da pandemia do Coronavírus.

A Agência Americana de Imigração-USCIS divulgou recentemente os dados oficiais do número de aplicantes do visto EB5 no último quadrimestre de 2020, que contempla os meses de Julho a Setembro de 2020.

Segundo informações liberadas, apenas 53 aplicantes iniciaram através do formulário I-526 seus pedidos de visto de residência permanente – Green Card através do visto EB5.

Se analisarmos o número de investidores de 1° de janeiro a 30 de setembro de 2020, teremos um total de 114 estrangeiros que iniciaram suas aplicações para obtenção dos seus Green Cards através dessa modalidade de visto.

Sem dúvidas a pandemia do Covid 19 afetou de uma forma direta o número de aplicantes do visto EB5, uma vez que, se compararmos com os anos anteriores, notadamente 2019 e 2018, em 2020 tivemos uma redução drástica de novos casos, conforme pode ser aferido através do quadro da USCIS recentemente liberado.

Visto EB5 e a Covid 19

Ressalte-se ainda que o governo americano disponibiliza anualmente 10.000 vistos EB5 para estrangeiros e esse limite foi por diversas vezes ultrapassado nos últimos anos por conta da demanda mundial.

Entretanto, se por um lado afetou o número de investidores que buscavam essa via como forma de migrar com suas famílias para os Estados Unidos, por outro, percebemos uma melhora no tempo de análise dos processos do visto EB5 por parte da Agência Americana de Imigração-USCIS.

Processos que estavam acumulados na fila de análise, começaram a fluir de uma forma mais célere por conta do número reduzido de novas aplicações, o que fez com que os agentes da USCIS focassem suas atividades nos processos existentes.

A expectativa é que o prazo para aprovação dos pedidos do visto EB5 seja gradativamente reduzido para entre 12 a 18 meses.

Não obstante a queda violenta do número de aplicantes do visto EB5 no ano de 2020, dois fatores importantes estão influenciando na decisão de investidores brasileiros de retomarem seus planos de migração para os Estados Unidos, quais sejam, o primeiro, a reação positiva da comunidade internacional e da própria economia americana do maior pacote de estímulos lançado pelo governo para recuperação da economia, e o segundo, o programa massivo de vacinação que está sendo implementado pelas autoridades que estão vacinando em média 40 milhões de americanos por mês.

A expectativa é que em 4 ou 5 meses os reflexos danosos dessa pandemia já estejam totalmente controlados.

Esses é o novo cenário que estamos percebendo de reação gradativa dos investidores brasileiros no sentido de reestruturarem novamente seus planos de migração para os Estados Unidos através do visto EB5.

Desde 2013 assessoramos brasileiros a migrarem legalmente para os Estados Unidos através do visto EB5.

Somos desde 2013 o único escritório no Brasil credenciado pela American Chamber of Commerce for Brasil-AMCHAM para divulgar e promover o visto EB5 para os brasileiros interessados em migrar com suas famílias para os Estados Unidos.

Visite o site do nosso escritório em www.georgecunha.adv.br que lida com Direito Internacional Privado e veja os serviços oferecidos dentro dessa especialização.

Faça ainda um download gratuito do nosso guia do visto EB5 desenvolvido em parceria com a AMCHAM  em:

Guia EB5

Entre em contato e tenha um assessoramento completo de uma equipe de profissionais com experiência e tradição no mercado brasileiro para aplicação do visto de investidor EB5.

Com unidades em São Paulo e Fortaleza oferecemos um suporte em todas as regiões do Brasil.