Cuidados e Alertas


Visto do programa EB5

Visto do Programa EB5: Cuidados e Alertas na contratação

Ao investir em projetos vinculados ao programa de visto EB5 dos Estados Unidos, os investidores devem ficar atentos aos riscos envolvidos.

Em alguns dos casos é oferecido propostas mais vantajosas se comparadas a determinados Centro Regionais. A oferta de muitas vantagens pode comprometer a segurança do empreendimento.

O investidor tem que verificar quais as vantagens e condições do projeto no ato da contratação do programa, principalmente quando nos reportamos acerca da segurança e solidez do empreendimento.

A grande preocupação do nosso escritório está focada em duas vertentes do programa, quais sejam, a primeira, o processo de aprovação pela USCIS do visto de residência permanente do investidor e família, e a segunda, na devolução dos recursos com redução dos riscos envolvidos.

 

Casos de fraudes nos projetos do Visto EB5

Não obstante ser um programa relativamente seguro, já existiram casos de fraudes dentro do programa que vitimaram diversos investidores estrangeiros que foram iludidos por Centros Regionais. Esses Centros Regionais/Desenvolvedores de projetos utilizaram manobras e diversos artifícios para lesar o patrimônio de diversas pessoas.

O primeiro a ser descoberto foi “A CHICAGO CONVENTIONAL CENTER (ACCC)” que utilizou informações falsas e enganosas para conseguir captar recursos de investidores do programa de visto EB5.

Segundo os agentes da Securities & Exchange Comission – SEC, os fraudadores conseguiram levantar mais de U$145 milhões de dólares de mais de 250 investidores chineses, além de U$ 11 milhões de dólares de taxas desses mesmos investidores.

EC Anshoo R. Sethi criou A Chicago Convention Center (ACCC) and Intercontional Regional Center Trust of Chicago (IRCTC) com o propósito de fraudar investidores na medida que negociava participações em um projeto de construção do “World’s First Zero Carbon Emission Platinum LEED certified” hotel e centro de conferência próximo do aeroporto de Chicago.
Na verdade o projeto nunca saiu do papel e todo dinheiro arrecadado foi desviado para despesas pessoais e outros negócios.

Outro caso de fraude foi o de USA Now Regional Center. O Centro Regional começou a divulgar empreendimentos e captar recursos de investidores antes mesmo de receber aprovação e autorização da USCIS. Segundo a SEC, Marco and Bebe Ramirez e suas três empresas cometeram fraude ao divulgar e levantar mais de U$5 milhões de dólares de investidores. A promessa era que o dinheiro seria investido em um programa piloto vinculado ao programa de visto EB5.

Outro escândalo foi em Vermont onde um Resort (Jay Peak) se tornou um verdadeiro pesadelo para os investidores estrangeiros que apostaram seus projetos nesse empreendimento. Nesse caso específico teve inclusive alguns brasileiros que foram lesados pelo Centro Regional vinculado ao empreendimento.

Os proprietários e presidentes Ariel Quiros e William Stenger desviaram mais de U$ 200 milhões para uso pessoal dos recursos captados através do programa de visto EB5.

A expectativa é que mais escândalos sejam detectados, pois o número de Centros Regionais e de empreendimentos dentro do programa crescem a cada ano de uma forma expressiva.

É por esse motivo que a análise detalhada do empreendimento que receberá os recursos do investidor deve ser uma prioridade.

Antes de contratar com um agente de um Centro Regional ou escolher um empreendimento vinculado ao programa de visto EB5, não deixe de nos consultar acerca dos melhores e mais seguros projetos visitados e minuciosamente analisados pela nossa equipe.

Nosso escritório oferece todo suporte para brasileiros que decidem migrar com suas famílias para os Estados Unidos, que vai desde a análise e seleção da documentação necessária no Brasil, até a seleção dos melhores empreendimentos e projetos onde serão aportados os recursos.