Como funciona a entrevista do investidor no processo do Visto/Programa EB5 no consulado americano no Brasil

visto/programa EB5 através Virgin Hotel
Visto EB5 através do Virgin Hotel em Manhattan-New York
30 de julho de 2017
Desconto de até U$ 25,000 no processo do visto EB5 – Green Card
13 de outubro de 2017
entrevista do investidor no processo do Visto/Programa EB5

entrevista do investidor no processo do Visto/Programa EB5

Entrevista do investidor no processo do Visto/Programa EB5 no consulado americano no Brasil

Todo investidor estrangeiro que decidir morar nos Estados Unidos utilizando o Visto/Programa EB5, deve obrigatoriamente ser submetido a uma entrevista no consulado americano do país de residência, para fins de que sejam verificadas e confirmadas as informações repassadas na época do preenchimento dos  formulários iniciais.

É uma fase de grande importância dentro do processo, uma vez que será com base no resultado dessa entrevista que o investidor receberá ou não o Permanent Resident Card provisório para ingressar nos Estados Unidos.

No Brasil, essa entrevista do investidor é processada pelo Consulado Americana do Rio de Janeiro e o investidor deve estar preparado para responder todas as informações e questionamentos que possam ser levantadas pelo oficial consular.

Essa entrevista é conduzida após aprovação por parte da USCIS do primeiro formulário que é o I-526.

Nessa ocasião o processo é dirigido para o National Visa Center-NVC para as averiguações finais e posteriormente encaminhado ao consulado americano no Rio de Janeiro.

Uma vez no consulado, o advogado responsável ingressará com o formulário – DS-260 para obtenção do documento de admissão nos Estados Unidos.

Esse formulário é que garantirá ao investidor e família o visto de residência permanente condicional no Estados Unidos.

Quando o processo for encaminhado do NVS para o consulado americano no Rio de Janeiro, o aplicante será notificada para o dia da entrevista e quais os documentos deverão apresentar.

A entrevista será conduzida pelo Embaixador/Cônsul americano ou agente consular, quando será revisada toda documentação apresentada.

Os formulários para o investidor e família devem ser preenchidos separadamente.

Na parte 1 o aplicante deverá informar suas informações pessoais(biographical information), locais em que teve domicílio, o histórico dos trabalhos realizados nos últimos 10 anos, e qualquer registro do serviço militar.

Documentação exigida na entrevista do investidor no processo do Visto/Programa EB5

Cada pessoa a ser entrevistada precisará dos seguintes documentos:

– Certidão de nascimento;

– Certidão de casamento(quando for o caso);

– Sentença de divórcio(quando for o caso);

– Certidões criminais federal e estadual;

– Fotos coloridas do passaporte;

– Passaporte com validade mínima de 06 meses antes da data prevista para ingresso nos EUA;

– Resultado selado dos exames médicos;

– Cópia do protocolo do Formulário DS-260 ;

Em adição a esses documentos, o investidor deve provar com evidências que o valor do capital exigido pelo programa foi liberado da Escrow account para uso no projeto escolhido.

Uma carta da instituição financeira é considerado uma evidência suficiente.

O investidor deve estar atento e evitar apresentar documentos inconsistentes junto ao formulário DS-260, bem como, prestar todas as informações solicitadas na hora da entrevista.

O aplicante deve se preparar para responder questões relativos ao seu passado, especialmente que sejam considerado bandeira vermelha(red flags).

A entrevista também pode incluir questões sobre visitas feitas aos Estados Unidos e ainda questões relativas ao seu formulário I-526, notadamente sobre a nova empresa comercial que foi investido os recursos e a fonte de capital usada no investimento.

Requisitos para aprovação da entrevista do investidor no processo do Visto/Programa EB5

O sucesso na aprovação do visto provisório  por parte do Consulado Americano no Brasil está baseado no cumprimento das seguintes exigências:

– a primeira, na apresentação correta de todos documentos exigidos na entrevista;

–  e a segunda, no sucesso da entrevista que serão submetidos.

Antes da entrevista aconselhamos uma conversa prévia com seu advogado para que sejam prestados os esclarecimentos necessários.

Uma vez aprovado, o investidor receberá  o “travel packet”, ou seja, um pacote de documentos que o investidor deverá apresentar às autoridades americanas quando do ingresso nos Estados Unidos.

Esse pacote só poderá ser aberto pelas autoridades americanas na hora do procedimento imigratório.

Esse é um resumo de como se processa a entrevista do investidor brasileiro no Consulado Americano do Rio de Janeiro.

Se precisar de maiores esclarecimentos sobre essa fase do processo do visto/programa EB5 , pedimos por gentileza que entre em contato que teremos o maior prazer em atendê-lo.

Faça um download gratuito da 2ª edição do nosso guia “Como obter o visto de residência permanente – Green Card através do programa de investimento EB5 nos Estados Unidos” no site da AMCHAM no seguinte endereço eletrônico: https://www.amcham.com.br/howtous/publicacoes-howtous/informacoes-setoriais/legislacao/como-obter-o-visto-de-residencia-green-card-atraves-do-programa-de-investimento-eb-5-nos-eua